ESCOLA DE MUSICA DO FADO AO CENTRO

Tue, 2014/01/14 - 10:44 -- fadoaocentro

A Escola de Fado e Guitarra Almedina, um sonho tornado realidade pelo Fado ao Centro®

Localizada num espaço contíguo ao Pátio do Castilho, como professores desta escola estão previstos executantes e intérpretes de referência no Fado e na Guitarra de Coimbra que, para além do ensino, estarão igualmente disponíveis para emprestar as suas aptidões na defesa e divulgação do Fado de Coimbra em Portugal e no estrangeiro, através das diversas actividades promocionais e de intercâmbio.

Privilegiamos acções de responsabilidade social, podendo disponibilizar gratuitamente aulas de guitarra, viola ou canto de Coimbra para camadas desfavorecidas da população da cidade

Trata-se de um local onde qualquer pessoa pode experimentar tocar guitarra ou cantar fado, sendo disponibilizados, para isso, instrumentos tradicionais de acompanhamento de Fado de Coimbra (guitarra portuguesa e viola), assim como todos os meios técnicos necessários.

Pretende-se, igualmente, que a Escola de Fado e Guitarra Almedina seja um veículo de fomento de workshops de guitarra para residentes e turistas, com uma zona de concerto que inclua pequenas actuações/explicações para alunos das várias escolas de Coimbra, desenvolvendo a temática do fado e da tradição, directamente articulada com os programas escolares estabelecidos.

Estamos a trabalhar na instalação de uma biblio-audioteca permanente com um vasto acervo, o qual poderá incluir partituras, manuscritos, livros, CD’s, DVD’s, métodos de ensino e aprendizagem ligados ao Fado de Coimbra, para uso dos professores e alunos da escola, assim como dos visitantes.

Este projecto de escola é mais um contributo do Fado ao Centro® para a defesa do património imaterial que constitui o Fado e a Guitarra de Coimbra, sendo, acima de tudo, uma oportunidade para que o ensino possa chegar, de uma forma gratuita, a quem precisar.

O Fado ao Centro tem sido um dos principais espaços de concerto da cidade para a audição do fado de Coimbra, indo possibilitar aos alunos a realização de concertos, audições e participação nas actuações regulares que promove diariamente.

Para a Câmara Municipal de Coimbra, “a importância da criação desta escola é transversal à zona da cidade onde está inserida, possuindo diversas valências que, para além de permitirem reforçar a ligação da freguesia de Almedina ao fado de Coimbra, acrescentam massa-crítica e projectos diferenciadores ao centro histórico da cidade”.

Segundo a autarquia, “aproveita-se, deste modo, a dinâmica gerada com a candidatura e aprovação da Universidade Alta e Sofia a património da Humanidade, na qual o fado de Coimbra está igualmente integrado”.

Tags: